Translate

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Participação Especial - Sétimo Artigo


Os Signos e o Amor

Uma das questões que mais aparecem nas correspondências que recebo é: “Será que tal signo combina com o meu?” ou então: “Sou de Touro. Qual signo combina com o meu?” ou ainda “Meu marido é de tal signo e eu de tal outro. Será que eles combinam,  ou então, o que há de errado com eles?:” Geralmente quem faz estas perguntas são as mulheres, principalmente as mocinhas, sempre pensando em relacionamento amoroso. Para que eu possa responder satisfatoriamente a elas, vamos primeiramente entender o que são signos.
Para os antigos caldeus, os doze signos do zodíaco eram considerados como portais  pelos quais fluía o poder criativo do Sol, necessário para a existência de qualquer organismo na terra, de qualquer “microcosmo”. Este poder criativo do Sol transmitia doze “dons” à humanidade, qualidades básicas que derramava sobre ela. Ora, essas qualidades são, todas elas, necessárias para o bom desenvolvimento da personalidade e para a eficiente reação aos desafios propostos pela existência. Então, cada ser humano carrega em si um zodíaco inteiro, pois cada signo tem uma função específica, uma lição que devemos aprender para evoluirmos adequadamente. No entanto, algumas destas qualidades, destes modos de reagir às exigências da vida sobre a Terra predominam. É esse predomínio que determina o tipo zodiacal a que o indivíduo pertence, de acordo com seu momento de nascimento.  
Então, se temos todos os signos em nós, não cabe dizer que não combinam ou perguntar qual signo combina com o nosso. Cada signo é uma importante qualidade para o nosso desenvolvimento e durante a vida viveremos as experiências de todos eles, com maior ou menor intensidade. Quanto mais inteiro, mais independente, mais individualizado for o ser humano, mais estas energias estarão a sua disposição de maneira consciente.
É claro, no entanto, que há signos que reúnem características em comum com outros. Por exemplo: os signos de terra (Touro, Virgem e Capricórnio) e de água (Câncer, Escorpião e Peixes) são mais passivos, mais introvertidos, mais Yin, para usar uma linguagem de energia. Os de fogo (Áries, Leão e Sagitário) e os de ar (Gêmeos, Libra e Aquário) são mais ativos, mais extrovertidos, mais Yang. Então, poderíamos dizer que terra combina com água e fogo com ar? Combina de que jeito? Qual o critério a ser usado? Introversão e extroversão? Mas isso não é tudo numa relação amorosa.
Então, talvez fosse a necessidade de segurança pedida pelos signos fixos. Aí teríamos que juntar Touro com Leão (terra e fogo) ou Escorpião com Aquário (água e ar) ou ainda as outras combinações possíveis de Aquário e Leão e Touro com Escorpião. Ou então, combinar entre si os signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes), voltados para o amor, os relacionamentos, ou os cardeais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, voltados para a ação, para novos começos. Ou ainda poderíamos combinar Áries com Peixes, signos que se ocupam com o Eu e Virgem e Libra, signos voltados para o Outro. Todas essas seriam combinações por semelhanças e poderíamos fazer ainda muitas outras por diferenças, para quem gosta de emoções fortes num relacionamento. Isto para nem se referir à posição dos planetas por casa, por hemisfério, por quadrantes e todos os outros et coeteras que a Astrologia comporta.
Então, o que pretendemos avaliar numa relação? Quando alguém me faz essa pergunta, não sei o que responder porque não sei o que esta pessoa espera de um encontro amoroso. Acho enfim que a pergunta está mal formulada. A pergunta deveria ser: Será que estou disposto(a) a trabalhar sobre mim mesmo(a), reconhecer meus erros, minhas dificuldades, meus bloqueios, mas também toda minha potencialidade de amar e ser amado? Aí então, todos os signos vão combinar uns com os outros e o que realmente se quer de uma relação – a felicidade – estará pronta para ser colhida como um fruto perfeito e saboroso. 
Assim, tratando-se de relacionamento, o que realmente importa não são os signos em si, mas saber que os contatos humanos oferecem desafios constantes que devem ser vivenciados e resolvidos. O Mapa como um todo, e não apenas o signo solar, dá uma indicação das energias trocadas, ou não, pelos parceiros e dos esforços de crescimento que devem ser feitos para manter, conservar e fazer desabrochar o amor. No final das contas, só o empenho pessoal, o comprometimento com a própria felicidade e com a felicidade do outro, a responsabilidade pela relação é que podem garantir o sucesso do relacionamento.

                   dccd
                                                           Maria Regina Martins de Assis   

Nenhum comentário:

Postar um comentário